quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cuide do seu decoro que eu cuido do meu decote

Quando vi a notícia sobre os protestos das Servidoras da Câmara, indignadas com as regras de vestimenta propostas pela Mesa Diretora, em um primeiro momento tive que concordar com uma das organizadoras da manifestação: realmente esse assunto é secundário, tem coisas mais importantes para se discutir no Congresso Nacional.

Mas sabe o que? As mulheres estão ficando mesmo sem noção no quesito vestuário. O fato de vivermos em um país tropical não justifica esse abuso indiscriminado de decotes, roupas curtas demais, justíssimas, enfim, muitas vezes parece que elas estão indo para o clube, para a praia ou para a academia ao invés de estarem saindo para trabalhar.

A mulher brasileira foi educada para ser sexy, exuberante, para chamar a atenção o tempo todo, seduzir e conquistar. O corpo feminino, para muitas, passou a ser uma ferramenta de trabalho na busca por melhores posições e salários.

Só que elas não enxergam, que reivindicar o direito de se vestir como quiserem no estilo "#cuide do seu decoro que eu cuido do meu decote" estão dando mesmo são muitos passos para trás na busca da igualdade de gêneros no Brasil.

Vestir-se como quer não empodera a mulher, ao contrário, salienta seus atributos físicos em detrimento de seus atributos intelectuais. A roupa fala muito sobre uma pessoa e muitas vezes causa sim, péssimas impressões, principalmente quando há uma intenção de sensualidade nesse vestir.

Acho que falta, para muitas mulheres, especialmente em um país tropical como o Brasil, uma perspectiva mais abrangente do que é ser chique e feminina e, ao mesmo tempo, competente e profissional de sucesso. Infelizmente, essa é uma arte ainda dominada por poucas.

 






Mulher com saia no Congresso, durante onda de calor em Brasília, em 2008Servidoras da Câmara protestam com lenços cobrindo a cabeça e o colo contra as novas regras de vestimenta propostas pela Mesa Diretora

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com estas sábias palavras. É mesmo uma arte para poucas. Saber se posicionar frente a um contexto e perante o outro, em todos os sentidos, é o melhor caminho para se conquistar qualquer reconhecimento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida! Tem hora para tudo, não é? De toda forma, acho que a inteligência é a arma mais sedutora de qualquer mulher. E essa arma, ela pode e deve usar sem moderação!

      Excluir
  2. Concordo plenamente com estas sábias palavras. É mesmo uma arte para poucas. Saber se posicionar frente a um contexto e perante o outro, em todos os sentidos, é o melhor caminho para se conquistar qualquer reconhecimento...

    ResponderExcluir